Capa / República Tcheca / Patrimônios da UNESCO na República Tcheca
Todos os guias

Patrimônios da UNESCO na República Tcheca

Uma dúzia de Patrimônios da UNESCO na República Tcheca para conhecer e admirar!

Se alguém quiser conhecer todos os lugares inscritos na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, teria que viajar a mais de mil destinos e as suas viagens durariam alguns anos.

A República Tcheca é única pela quantidade de bens que podem ser vistos durante passeios curtos e que oferecem um breve resumo da história europeia desde o período românico até o século XX.

Quatro joias da UNESCO na República Tcheca

unesco-na-republica-tcheca

As cidades tchecas

Os mais conhecidos, mais procurados e também os maiores bens tchecos com a marca UNESCO na República Tcheca são os centros históricos de quatro cidades: Praga, Český Krumlov, Kutná Hora e Telč. Elas oferecem passeios charmosos através de todos os estilos arquitetônicos da Europa Central.

São imperdíveis o Castelo de Praga com a Catedral de São Vito, a Cidade Velha com sua Praça, a antiga Cidade Judia com várias sinagogas e os exclusivos monumentos barrocos representados pelo Templo de São Nicolau no Bairro Pequeno.

Um encanto inesquecível  também são as ruas estreitas e sinuosas e cantos românticos de Český Krumlov com o castelo que esconde um raro teatro barroco.

Kutná Hora atrai os turistas tanto por seu centro histórico   com a gótica Igreja de Santa Bárbara, como a Catedral de Santa Maria no bairro Sedlec, cuja reconstrução barroca,  no início do século XVIII teve a participação do famoso arquiteto Jan Blažej Santini.

E finalmente uma joia renascentista entre as cidades tchecas – Telč, uma   cidade medieval única, completamente preservada, com fortificação de água, castelo e praça rodeados por casas pitorescas com fachadas barrocas. Quem  nunca esteve em um conto de fadas, aqui  se sentirá assim.

unesco-na-republica-tcheca-dicas

Segundo encontro com Santini

A quase 100 km ao sudeste de Kutná Hora se encontra a cidade Žďár nad Sázavou, sobre a qual ergue-se o santuário de peregrinação Igreja de São João Nepomuceno em Zelená hora. Esta foi construída ao pedido do abade do mosteiro cisterciense no início do século XVIII pelo arquiteto Jan Blažej Santini no estilo original barroco com traços góticos. Assim como em outras construções de Santini,  aqui tudo gira em torno de simbolismo – a planta baixa em forma de estrela de cinco pontas, cinco saídas, cinco estrelas e cinco anjos no altar principal.  Que tal descobrir outros mistérios desta fantástica estrutura?

unesco-na-republic-tcheca-turismo

UNESCO no campo

No sul da Morávia está o  Complexo de Lednice-Valtice que é considerado a mais extensa área de paisagem artificial na Europa. A arquitetura barroca e neo-gótica dos dois castelos combina com várias outras estruturas no estilo romântico e florestas e parques extensos projetados de acordo com os princípios do paisagismo inglês.

Quem gosta de casas rurais, deve conhecer Holašovice, uma vila tradicional com dezenas de casas dos séculos XVIII e XIX no estilo original do Barroco Rural do sul da Boêmia. Entre a quantidade de experiências e sensações de outros lugares, pode-se achar  simplesmente comum, mas que não há um lugar parecido entre os bens da UNESCO no mundo todo.

Os monumentos judeus de Třebíč

O conjunto de monumentos em Třebíč inclui a igreja românica-gótica Basílica de São Procópio e o bairro judeu Zámostí que é, depois de Jerusalém, o único bem judeu inscrito separadamente na lista da UNESCO. Ambos os bens demonstram a longa e pacífica coexistência de duas culturas na pequena cidade na Morávia.

O bairro judeu encanta pelo ambiente místico das ruas estreitas e sinuosas, cantos escuros e arcadas. Aqui foram preservados mais de cem prédios, incluindo duas sinagogas e a antiga prefeitura. Para a visita convidam também alguns museus e galerias de arte e o cemitério judeu que pertence aos maiores e mais bem cuidados cemitérios na República Tcheca.

Renascença e Barroco nos castelos e nas cidades

Outros lugares excepcionais com o estatuto de bem da UNESCO na República Tcheca são o castelo renascentista em Litomyšl com uma exclusiva decoração em esgrafito nas fachadas, e o Palácio do Arcebispo com jardins em Kroměříž. O jardim Podzámecká zahrada é uma continuação do complexo do castelo; um pouco de lado se encontra o exclusivo jardim renascentista Květná zahrada com labirintos, pavilhões, lagos, chafarizes, uma estufa, colunata e as infinitas paredes verdes de árvores e arbustos rigorosamente cortados.

Um dos menores monumentos da UNESCO na República Tcheca é a barroca Coluna da Santíssima Trinidade no centro de Olomouc, mas apenas pela sua planta baixa. Pois a coluna de trinta e cinco metros de altura representa o maior conjunto de esculturas barrocas em uma estrutura na Europa Central.

O milagre do funcionalismo em Brno

Excepcional é também a mansão Tugendhat em Brno, a construção mais importante na Europa do arquiteto Ludwig Miese van der Rohe e ao mesmo tempo o único monumento moderno na República Tcheca inscrito na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Foi construída em 1929-1930 para o Sr. e Sra. Tugendhat. A mansão Tugendhat costuma ser colocada entre as quatro mansões no mundo que influenciaram significativamente a arquitetura moderna; acompanhando a casa Robbie de Frank Lloyd Wright em Chicago, a mansão de Steiner em Viena de Adolf Loos e a mansão Savoy em Poissy, projetada por Le Corbusier.

unesco-na-republica-tcheca-turista

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                   

Sobre Turista Profissional

Esta notícia foi publicada por um ou mais membros da equipe do blog Turista Profissional.