Capa / Canadá / Intercâmbio no Canadá: governo promove oportunidade de estudo
Todos os guias

Intercâmbio no Canadá: governo promove oportunidade de estudo

Com presença em peso em feiras em oito cidades de todo o Brasil, governo canadense oferece oportunidade de intercâmbio no Canadá.

Por doze anos consecutivos, o principal destino de intercâmbio dos brasileiros oferece opções variadas de cursos, com um ótimo custo-benefício e qualidade de educação reconhecida mundialmente.

Estudar em outro país, objetivo de muitos jovens e adultos para agregar experiência internacional ao seu currículo, já virou realidade para muitos brasileiros. No ano passado, mais de 220 mil brasileiros fizeram intercâmbio de acordo com a Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais).

O  Canadá mais uma vez sai na frente com relação à atratividade, sendo o destino mais procurado pelos brasileiros há doze anos consecutivos segundo pesquisas realizadas pela mesma associação.  Esse resultado é reflexo de diversos fatores, como segurança, qualidade de vida, experiência multicultural, ótimo custo-benefício, além da qualidade das instituições de ensino canadenses.

intercâmbio no Canadá

Benefícios para um intercâmbio no Canadá

Em 2015, segundo a pesquisa da Belta, o Canadá foi o destino preferido dos estudantes brasileiros, seguido de Estados Unidos e Austrália, de acordo com as agências de viagem especializadas em intercâmbio.  A pesquisa revelou que entre os 135 profissionais de todo o país que foram consultados, que representam 925 agências de intercâmbio, o Canadá ficou entre os três primeiros colocados em 92% das vezes que foi citado, especialmente para o estudo de inglês. A pesquisa revelou ainda que o Canadá, como um país oficialmente bilíngue, é o segundo mais procurado para estudar francês.

Um dos fatores que mais influenciou na escolha do destino foi justamente o câmbio. Se comparar o valor das moedas estrangeiras dos principais destinos de intercâmbio em relação ao Real, o dólar canadense chega a ser até 75% mais competitivo do que a moeda de outros países.

Para apresentar as oportunidades de estudo no país, o Governo do Canadá promoverá esse mês, uma série de feiras em sete estados do Brasil, que contará com a presença de mais de 60 instituições canadenses, representando todos os níveis de educação. Em São Paulo, acontecerá a EduCanada, uma das maiores feiras de intercâmbio de um único país, nos dias 17 e 18 de setembro, juntamente a EduExpo, o maior circuito de feiras de educação no mundo. O evento será realizado no Centro de Conveções Frei Caneca. Além disso, o Governo do Canadá organizará o Pavilhão do Canadá juntamente com as feiras EduExpo  em outras sete cidades do país.

Passando pelas cidades de Campinas (15/09), São Paulo (17 e 18/09), Brasília (20/09), Rio de Janeiro (22/09), Curitiba (24/09), Porto Alegre (25/09) Belo Horizonte (27/09) e Recife (29/09), os visitantes poderão falar diretamente com os representantes de renomadas escolas canadenses para saber mais sobre as opções de cursos, custos e processos de seleção nos programas de intercâmbio no ensino médio, cursos de curta e longa duração de línguas em ambos os idiomas oficiais do país, inglês e francês, cursos profissionalizantes e técnicos, além de programas de graduação, pós-graduação e especialização nos colleges e universidades.

intercâmbio no Canadá

Outro atrativo da EduCanada e os Pavilhões do Canadá nas feiras da EduExpo será a presença de representantes do Governo do Canadá, que conversarão com o público sobre questões gerais de educação no país, além de responder as dúvidas sobre estudos no Canadá, custos de vida, oportunidades de bolsas no ensino superior e vistos para estudantes.

Todas as feiras terão, também, palestras ministradas pelos oficiais do governo canadense que abordarão o sistema de educação no país, e que contarão com a presença de ex-alunos de programas de intercâmbio no Canadá para falar sobre suas próprias experiências acadêmicas e pessoais, e quais foram os fatores que os levaram a escolher o destino de intercâmbio mais procurado pelos brasileiros.

“As feiras são uma excelente oportunidade para os estudantes e seus pais conhecerem e falarem diretamente com as escolas canadenses e nossa equipe de educação aqui no Brasil. O Canadá oferece muito aos estudantes brasileiros: qualidade de ensino, instituições renomadas com infraestrutura fantástica e custo/benefício muito atrativo; qualidade de vida em cidades seguras com opções de lazer e atividades ao ar livre. Mas não é só isso, nosso grande diferencial é que temos um povo multicultural e muito hospitaleiro, que recebe bem e faz com que o estrangeiro se sinta em casa. Queremos receber cada vez mais brasileiros para que possam vivenciar tudo isso. O Brasil é uma prioridade para o Canadá e trabalhamos muito para fortalecer essa parceria com o país para ampliar, cada vez mais, essa relação”, destaca Riccardo Savone, embaixador do Canadá no Brasil.

Tradição de excelência em educação e recebimento de alunos internacionais

Não são só os brasileiros que mostram sua preferência para estudar no Canadá, pois o país consta como o sétimo destino mais popular dos estudantes estrangeiros, segundo os dados do Institute of International Higher Education’s Project Atlas. Em 2015, o Canadá recebeu mais de 356 mil alunos internacionais em programas com duração de mais de seis meses, de acordo com o Ministério de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, dos quais 7,374 vieram do Brasil, o 8º país que mais envia estudantes para o Canadá.

Isso não surpreende, pois o país possui uma tradição de qualidade no ensino, com instituições renomadas e bem colocadas nos rankings internacionais de educação: 10% das universidades canadenses estão entre as 200 melhores do mundo, de acordo com o Times Higher Education’s 2015-2016 World University Rankings. E, no ranking dos Sistemas Nacionais de Ensino Superior da Universitas 21 do ano passado, o Canadá ficou em 7º lugar no mundo como o melhor sistema de ensino superior.

Adicione a isso o fato de que o Canadá sabe receber bem os estudantes internacionais, e isso não se torna uma surpresa saber que o Canadá é considerado o melhor país do mundo para estudar, visitar, trabalhar e viver, de acordo com a pesquisa de 2015 da Reputation Institute.  Os últimos resultados das pesquisas internacionais confirmam isso: o Canadá lidera o ranking dos países mais hospitaleiros do mundo (Global Nations Brand Index 2015); é o país mais tolerante, e que tem orgulho do seu multiculturalismo e diversidade (Legatum Institute de Londres); é o país com a melhor qualidade de vida (Best Countries – US News & World Report 2015), além de ter duas cidades listadas entre os 20 mais seguras do mundo (Economist Intelligence Unit’s Safe Cities Index).

Sobre Educação no Canadá

O Canadá oferece programas de estudo em todos os níveis, que vai desde ensino médio, cursos de idiomas (inglês e francês) e cursos técnicos até programas de graduação, pós-graduação e especialização, com diplomas e certificados reconhecidos mundialmente. No ensino fundamental e médio, o Canadá foi considerado o melhor destino para fazer intercâmbio de ensino médio (high school) segundo o ICEF-i-graduate Agent Barometer.

Há mais de 190 programas de idioma (inglês e francês) reconhecidos pela Languages Canada, associação oficial do setor no país, que inclui cursos básicos de proficiência até cursos especializados nas áreas técnicas.  Para ensino superior, o país conta com cerca de 15.000 programas de graduação e pós-graduação em mais de cem universidades, com 8,000 programas de ensino especializado em 152 institutos tecnológicos (colleges) e politécnicos. Estes programas são oferecidos em francês, inglês, ou ambos dependendo da região.

Na área de Pesquisa & Desenvolvimento nas instituições de ensino superior, o Canadá é um dos líderes mundiais, com investimentos consideráveis nos setores público e privado, que se traduz em instalações de pesquisa de alto nível, com desenvolvimento de tecnologia de ponta em ambientes inovadores.

Serviço:

CANADÁ & EDUEXPO

Campinas (Pavilhão Canadá)

Data: 15 de setembro, das 16h às 21h

Local: Hotel Vitoria Concept –

Avenida José de Souza Campos, 425 – Nova Campinas

Inscrições: gratuitas – www.feiraeducanada.com

São Paulo (Feira EduCanada) – 17 e 18 de setembro

Datas: 17 e 18 de setembro, das 14h às 19h

Local:  Centro de Convenções Frei Caneca

R. Frei Caneca, 569, 5º andar – Consolação

Inscrições: gratuitas – www.feiraeducanada.com

Brasília (Pavilhão Canadá) – 20 de setembro

Data: 20 de setembro, das 16h às 21h

Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21

SHS Qd 06, Lote 01, Conjunto A

Inscrições: gratuitas – www.feiraeducanada.com

Rio de Janeiro (Pavilhão Canadá)

Data: 22 de setembro, das 16h às 21h

Local: Hotel Royal Tulip

Avenida Aquarela do Brasil, 75 – São Conrado

Inscrições: gratuitas – www.feiraeducanada.com

Curitiba (Pavilhão Canadá)

Data: 24 de setembro, das 15h às 20h

Local:  Hotel Four Points by Sheraton Curitiba

Av. Sete de Setembro, 4211 – Batel

Inscrições: gratuitas – www.feiraeducanada.com

Porto Alegre (Pavilhão Canadá)

Data: 25 de setembro, das 14h às 19h

Local: Barra Shopping Sul

Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal, Porto Alegre

Inscrições: gratuitas – www.feiraeducanada.com

Belo Horizonte (Pavilhão Canadá)

Data: 27 de setembro, das 16h às 21h

Local: Hotel Mercure Lourdes

Avenida do Contorno, 7315 – Lourdes

Inscrições: gratuitas – www.feiraeducanada.com

Recife (Pavilhão Canadá)

Data: 29 de setembro, das 16h às 21h

Local: RioMar Shopping Recife

Av. República do Líbano, 251

Inscrições: gratuitas – www.feiraeducanada.com

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                   

Sobre Turista Profissional

Esta notícia foi publicada por um ou mais membros da equipe do blog Turista Profissional.