Capa / Alemanha / Novidades de Berlim: história e eventos no outono alemão
Todos os guias

Novidades de Berlim: história e eventos no outono alemão

E aqui vão as novidades de Berlim para você não ficar de fora.

No clima aconchegante do outono, Berlim traz história de locais e eventos para apaixonados por fotografias.

Novidades de Berlim

Potsdamer Strasse: uma rua em constante mudança

Desde o século XIII, a rua que hoje é a Potsdamer Strasse, no bairro de Mitte, já era registrada nos mapas da cidade como um espaço de comércio. Ao longo dos séculos, a rua foi se modificando constantemente: já foi lugar tanto de negócios de luxo quanto de produções industriais de quintal.

Com a construção do muro de Berlim, ela se tornou um beco sem saída, mas, desde a queda, vem se desenvolvendo como centro cultural e artístico. Hoje em dia, é a cena de restaurantes que cada vez mais descobre a rua Potsdamer Strasse.

novidades de berlim

Boom culinário

Os restaurantes e bares da Potsdamer Strasse atendem a todos os gostos, oferecendo desde comida tradicional balcânica até pratos clássicos do sul da Alemanha ou coquetéis coloridos. O Victoria Bar (número 102) é um ponto conhecido da região: “The Pleasure of Serious Drinking” é o lema desse estiloso bar, que reúne diariamente muitos artistas e galeristas das redondezas.

Além de espetáculos de destaque, o famoso Wintergarten Varieté (número 96) também oferece jantares em um ambiente elegante.

O novato na culinária da rua é o restaurante Panama, inaugurado em junho. Aqui, o conhecido se encontra com o exótico: no local, de cozinha aberta e estilo colonial, é servida a “New German Food” com influências internacionais. No Panama você também encontra uma pequena coleção de arte, com instalações e trabalhos fotográficos. Como o restaurante só abre no início da noite, o novo Café Oliv é o seu complemento perfeito, com suas opções de café-da-manhã e almoço.

Ambos os locais fazem parte do espaço Neue West (número 91), inaugurado em junho. Este conjunto de quatro edifícios tombados conta com um grande pátio interno e oferece vasto espaço para novos ambientes gastronômicos, ateliês e oficinas.

De galeria em galeria, de shopping em shopping

São mais de 45 galerias nos arredores da Potsdamer Strasse: a galeria de Thomas Fischer está instalada já há alguns anos em um grande pátio interno (números 77 a 87), bem ao lado das galerias Jarmuschek + Partner e 401contemporary.

Do outro lado da rua, se encontram os influentes galeristas londrinos Blain|Southern e a galeria Judin. Algumas casas adiante está a lendária galeria Loock (número 63), montada em 1988 em um apartamento da parte oriental de Berlim.

Essa galeria integra a programação de eventos do Mês Europeu da Fotografia deste ano com a exposição “Noguchi Rika – To the Night Planet” (de 9 de setembro a 19 de novembro).

As lojas de luxo ficam ali perto: moda e design refinados, edições limitadas e outros objetos de luxo, você encontra nos mais de 1.000m² da loja de Andreas Murkudis.

No ateliê de Fiona Bennett está o chapéu que combina com o seu novo look. A designer de chapéus inglesa aprendeu sua artesania em uma antiga chapelaria de Kreuzberg.

Uma das mais novas atrações de compras na Potsdamer Strasse fica logo ao lado: os Acne Studios. A marca de moda escandinava produz roupas, sapatos e acessórios femininos e masculinos

Novidades na vizinhança

Também nas proximidades da Potsdamer Strasse vêm se desenvolvendo novos projetos: a partir de setembro, a cervejaria berlinense de craft beer BRLO produz sua cerveja na nova BRWHOUSE, no Park am Gleisdreieck, situado nas proximidades – o espaço é feito de contêineres. O biergarten anexo, com sua vasta seleção de cervejas artesanais e snacks, já está aberto para visitantes. Ainda em 2017, será inagurado na rua Bülowstrasse o primeiro museu de arte de rua da Alemanha, o Museum for Urban Contemporary Art.

7º Mês Europeu de Fotografia de Berlim

De fotografias em preto-e-branco a vídeos contemporâneos: o 7° Mês Europeu de Fotografia de Berlim reúne em outubro todas as modalidades de arte fotográfica.

O maior festival de fotos da Alemanha se torna este ano ainda maior e mais internacional: estão programados mais de 130 exposições e 300 eventos – em museus, espaços culturais, galerias, salas de projeção e escolas de fotografia em Berlim e Potsdam.

A embaixada brasileira participa do evento pela primeira vez, apresentando imagens do Brasil dos anos 30 e 40. Marcarão presença tanto nomes já conhecidos da cena fotográfica quanto artistas aspirantes. De 29 de setembro a 2 de outubro, nos dias de abertura do evento, acontecem no C/O Berlin coquetéis, festas, workshops, apresentações e exibições.

novidades de berlim fotos

  • 7. Europäischer Monat der Fotografie
    (7° Mês Europeu de Fotografia de Berlim)
    1 a 31 de outubro de 2016, abertura de 29 de setembro a 2 de outubro de 2016
    diversos locais de Berlim
    www.emop-berlin.eu

Berlim se ilumina no outono

Espetáculos de luz em outubro: os festivais Berlin leuchtet (Berlim iluminada) e Festival of Lights projetam as mais lindas cores sobre o Portão de Brandemburgo, lançam lasers coloridos de cima a baixo na Torre da TV e produzem um espetáculo de luzes único na Potsdamer Platz.

Quem preferir não ir a pé de um ponto turístico a outro, pode se deslocar com conforto através do Berlin WelcomeCard, que dá acesso livre ao transporte público da cidade. Em alguma das muitas rotas de ônibus e barco, você com certeza encontra um lugar interessante. No total, serão iluminados e cobertos de cores mais de 80 praças, construções e pontos turísticos da cidade.

novidades de berlim luz

  • Berlin leuchtet (Berlim iluminada)
    30 de setembro a 16 de outubro de 2016, diversos locais de Berlim
    berlin-leuchtet.com
  • Festival of Lights
    7 a 16 de outubro de 2016, diversos locais de Berlim
    festival-of-lights.de

Esperamos que tenham gostado das novidades de Berlim!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                   

Sobre Turista Profissional

Esta notícia foi publicada por um ou mais membros da equipe do blog Turista Profissional.