18 janeiro 2019
Capa / Áustria / Viena: arte, exposições, restaurantes e muito mais

Viena: arte, exposições, restaurantes e muito mais

Nada melhor que poder desfrutar de uma cidade e todos os seus encantos, por isso, Viena vem com muitas novidades para sua viagem ficar ainda melhor.

São exposições de arte, museus e eventos para deixar o outono ainda mais aconchegante.

Ela oferece também restaurantes para todo tipo de apetite, do gourmet ou tradicional.

Vamos embarcar conosco?

Conheça toda programação em Viena

viena

Outono artístico em Viena 2016

No outono de 2016, a arte estará por toda parte em Viena. Uma grande feira, uma semana de arte, diferentes exposições, a noite dos museus e o mês da fotografia: muitos eventos tornam a cidade o centro das atenções para aficionados e especialistas em arte do mundo todo.

De 22 a 25/09/2016, no salão Marx Halle, no 3º distrito, acontece a feira de arte viennacontemporary, que enfoca a arte contemporânea produzida na Europa do sul, leste e central. Na programação, repleta de performances, exposições e conversas com artistas, estão representadas mais de 100 galerias. Curadores de todo o mundo exibem mostras de arte contemporânea em galerias selecionadas de Viena: esse é o conceito do curated by_vienna, que acontece de 08/09 a 15/10/2016.

A mostra Parallel Vienna, por sua vez, apresenta posicionamentos divergentes da arte contemporânea, tanto das correntes mais novas quanto das já consolidadas. Este ano, o evento artístico acontece no Alte Post, no centro de Viena.

Na Lange Nacht der Museen (Noite dos museus, em tradução livre), entre as 18h de 01/10/2016 e a 1h da manhã do dia seguinte, será possível visitar coleções de arte em mais de 100 museus e instituições culturais de Viena com apenas um ingresso. Para essa noite, também estão programadas conversas com artistas, leituras e música ao vivo. O ingresso da “Lange Nacht” também dá acesso aos ônibus do evento, que circulam entre os diferentes locais credenciados, bem como ao transporte público.

viena noite museus

O Eyes On – Monat der Fotografie Wien (Eyes On – Mês da fotografia em Viena, 25/10 a 30/11/2016) é o maior festival de fotografia da Áustria. As exposições abrangem desde a fotografia histórica até a contemporânea, passando pela fotografia de documentação científica e pelo registro fotográfico de itens do dia a dia. O evento tem lugar em museus, galerias e espaços de arte espalhados Viena afora. Completando o programa cultural, acontece entre 14 e 20/11/2016 a Vienna Art Week, que contará com exposições, painéis de discussão, apresentações, conversas com artistas, visitas guiadas, instalações, intervenções e performances, tornando Viena o centro das atenções para aficionados e especialistas em arte do mundo todo.

Mais informações

500 anos de Hieronymus Bosch

Quando se completam 500 anos de sua morte, duas exposições na Academia de Belas-Artes de Viena homenageiam Hieronymus Bosch e suas visões fantasmagóricas.

Hieronymus Bosch, pintor renascentista holandês falecido em 1516, deixou como legado uma série de obras enigmáticas. Um de seus trabalhos mais conhecidos está exposto na galeria de pinturas da Academia de Belas-Artes de Viena: o “Tríptico do Juízo Final”. A mostra Hieronymus Bosch 500: Drohnen im Paradies – Eine alltägliche Apokalypse (Hieronymus Bosch 500: Drones no paraíso – um apocalipse cotidiano, em exibição até 02/10/2016) constrasta esta obra com o trabalho do artista contemporâneo Ivica Capan. Através da colagem digital de fotografias e pinturas, em que o mundo pecaminoso de Bosch é invadido por uma horda ameaçadora de drones, a maldade humana se potencializa e se desloca abruptamente para os tempos atuais.

viena bosch

O Juízo Final de Hieronymus Bosch e suas criaturas aterrorizantes – por vezes metade humanas, metade animais; às vezes, completas invenções animalescas – são o tema da exposição Natur auf Abwegen? Mischwesen, Gnome und Monster (nicht nur) bei Hieronymus Bosch (A natureza em descaminhos? Criaturas híbridas, gnomos e monstros (não apenas) na obra de Hieronymus Bosch). Entre 04/11/2016 e 29/01/2017, a mostra se concentra em seres híbridos assustadores criados nos moldes das ilustrações de livros da Idade Média, das gravuras renascentistas e das esculturas barrocas, chegando até os objetos desconcertantes da arte contemporânea.

Mais informações

Comer bem em Viena fora da área central

Viena tem uma excelente oferta de restaurantes – não apenas no centro. Um pequeno passeio por endereços interessantes fora dos distritos centrais.

Você provavelmente não espera encontrar um endereço gourmet na nada espetacular rua Wallensteinstrasse, no não tão descolado 20º distrito. Mas é lá, no número 59, que se encontra o Mraz und Sohn, um dos melhores restaurantes da cidade. “Vale a pena desviar da sua rota”, recomendou o guia Michelin Main Cities of Europe 2016, que conferiu duas estrelas ao restaurante devido à sua cozinha criativa e inovadora, ao seu atendimento profissional e acolhedor, bem como às excepcionais dicas de vinhos da equipe do chef Markus Mraz.

No 19º distrito, se encontra a taverna Amador’s Wirtshaus und Greisslerei, ainda não avaliada pelos guias, inaugurada em março de 2016 pelo famoso chef alemão Juan Amador em conjunto com o reconhecido vinicultor Fritz Wieninger, de Viena. O restaurante de alta qualidade oferece dois menus de seis etapas e, na mercearia anexa, há uma refinada seleção de delicatessen.

viena amadors

Para os amantes de pratos diferenciados, vale uma visita à zona sul de Viena. Lá, em uma fazenda de 400 anos, Andreas Gugumuck propõe o redescobrimento de uma delicatesse tradicional de Viena. Ele desenvolve sua própria criação de escargots, que são a especialidade do seu Bistro am Gugumuck-Hof.

Também no 10º distrito, não muito longe do fim da linha do metrô U1, está o Meixner’s Gastwirtschaft, célebre na cozinha vienense. O restaurante é conhecido pelos seus pratos com cordeiro e oferece uma impressionante carta de vinhos e cervejas.

O fim da linha dos meios de transportes de Viena não parece, de forma alguma, ser o lugar ideal para se procurar um bom restaurante. Na última parada da linha do bonde 43, no 17° distrito, acaba de ser reaberta uma lendária taverna que havia ficado vazia por vários anos. A Pichlmaiers Zum Herkner se dedica aos clássicos da culinária austríaca, como o beuschel, o schnitzel e o gulasch, e os serve na melhor qualidade. Na última parada do bonde 40, no vizinho 18° distrito, o restaurante Herbeck oferece um cardápio ousado e inovador.

No verão, a pedida é se sentar sob as velhas árvores do grande jardim interno. Já na última parada da linha 38 do bonde, também no 19° distrito, a taverneira Jutta Kalchbrenner concretiza no bairro de Grinzing, conhecido por seus restaurantes típicos, a sua versão de um verdadeiro restaurante austríaco: o seu Buschenschank in Residence oferece os melhores vinhos de fabricação própria (Weinbau Jutta Ambrositsch) e um buffet de delícias regionais, além daquilo que tipicamente já se encontra em um heuriger tradicional.

Mais informações

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

Comparar