Capa / Panamá / Cidade do Panamá, muito mais do que a Dubai das Américas
Todos os guias

Cidade do Panamá, muito mais do que a Dubai das Américas

Que tal descobrir os encantos da Cidade do Panamá nas próximas férias?

A Copa Airlines dispõe de frequências diárias para a cidade panamenha repleta de encantos e variadas atrações.

Conhecida como a Dubai das Américas, o destino revela muito mais faces e encantos a seus viajantes, concentrando uma área antiga rica em cultura, belas praias, variedade gastronômica e, claro, vantajosas opções de compras.

Confira bons motivos para visitar esta região realmente múltipla.

O que fazer na Cidade do Panamá

cidade do panama

Embarque nas tradições

A região do Casco Antiguo, onde tudo teve origem, foi o marco da primeira cidade espanhola no Oceano Pacífico e ponto de partida para a exploração e a conquista do Peru.

A histórica cidade colonial começou a ser construída em 1671, depois que o vilarejo foi destruído por piratas. No bairro, é comum observarmos nas ruas o trabalho dedicado e impecável de artesãs que representam a população indígena local.

Algumas paradas são obrigatórias, entre as quais os cafés ao ar livre no Parque Bolívar, prédios restaurados como o do Teatro Nacional e a Plaza de Francia.

Canal do Panamá

Inicie a viagem pelo Canal do Panamá, que conecta o Oceano Atlântico ao Pacífico, facilitando a navegação e o comércio marítimo internacional. Anualmente, o canal recebe 14 mil embarcações.

Vale apreciar essa obra-prima da engenharia mundial que ultrapassou 100 anos e conhecer o museu local – que conta desde o início da construção pelos franceses, em 1879, até a retomada pelos norte-americanos e a conclusão do projeto em 1914, culminando na devolução ao governo panamenho. Impressiona a exibição ao vivo do movimento das eclusas que possibilita a passagem dos navios cargueiros e a ligação entre as águas dos dois oceanos.

Biomuseu

No coração da capital, o espaço nasceu da ideia do renomado arquiteto Frank Gehry, o mesmo que projetou o Museu Guggenheim, em Bilbao. O desenho e o colorido do novo museu chamam a atenção na entrada da Calzada de Amador.

cidade do panama museo

Muitos se emocionam com a recriação do acontecimento geológico que fez surgir o istmo do Panamá do fundo dos oceanos há 3 milhões de anos, conectando as Américas. Um museu bem didático e dinâmico, com projeções no teto e no chão, peças que podem ser tocadas e muitos outros elementos que ajudam a ressaltar a importância do Panamá para a diversidade natural do planeta.

Gastronomia

A culinária local é mestiça, característica comum aos países do Caribe, com influência da gastronomia espanhola, indígena, africana e asiática.

Uma das iguarias mais comuns da região é o sancocho, um cozido de frango, além de opções para todos os paladares. Na moderna região da Avenida Cinta Costera, uma interessante dica é visitar o Tántalo, uma mescla equilibrada de hotel-butique, bar, restaurante e balada.

Outra recomendação gastronômica é o Maito, comandado pelo renomado chef Mario Castrellón, formado em Barcelona e que voltou ao Panamá há cerca de cinco anos. Mas esqueça a hipótese de adentrar um lugar altamente sofisticado. Pelo contrário, é a espontaneidade, traduzida na charmosa casa, nas criativas receitas e na atenção da equipe, que dá o tom. Uma horta onde são colhidas algumas das folhas e hortaliças utilizadas nos pratos torna ainda mais interessante a experiência.

Praias do Panamá

No Panamá, praia é o que não falta. São 1.800 ilhas para se apaixonar. O arquipélago de Bocas del Toro, a 45 minutos da capital, é um paraíso caribenho com praias isoladas e pequenos vilarejos, localizado a 32 quilômetros da fronteira com a Costa Rica.

cidade do panama arquipelogo

Outro cenário deslumbrante é San Blas, na região indígena Kuna Yala e pouco conhecido entre os brasileiros. Este arquipélago rodeado pelo mar do Caribe possui águas realmente transparentes e proporciona uma sensação de total plenitude. A área central é habitada pelos índios kuna, o que reforça a curiosidade em torno do lugar. Para chegar lá, a partir da Cidade do Panamá, são necessárias 2h30 de estrada e mais alguns minutos de barco. O percurso é compensador.

Compras no Panamá

Quando o assunto é compras, a Cidade do Panamá compete com Miami, com a vantagem de não necessitar de visto. O destino conta com uma variedade de shoppings, duties free e lojas de grifes internacionais de todos os segmentos, oferecendo aos viajantes preços mais acessíveis.

O shopping center mais popular é o Metromall, próximo ao Aeroporto Internacional de Tocumen, mas todos os preços são de 10% a 15% mais baixos do que no duty free.

Dica: pergunte pelas rebasos, como são chamadas as promoções e pontas de estoque, pois todas as lojas têm. Mas fique atento ao relógio, porque elas fecham às 20h, impreterivelmente.

A Copa Airlines mantém uma oferta de 66 voos semanais para a cidade panamenha, a partir de sete capitais brasileiras – Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Manaus. As rotas são operadas com modernas aeronaves Boeing 737-800 Next Generation ou 737-700 Next Generation, respectivamente com capacidade para 155 e 124 assentos. Apenas três horas de Manaus e sete das demais cidades nos separam de um cenário surpreendente e pronto para ser descoberto.

Mais sobre a Copa Airlines:

Acesse www.copaair.com

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                   

Sobre Turista Profissional

Esta notícia foi publicada por um ou mais membros da equipe do blog Turista Profissional.