Capa / Brasil / Projeto capacita artesãs de Porto de Galinhas para trabalharem com reaproveitamento
Todos os guias

Projeto capacita artesãs de Porto de Galinhas para trabalharem com reaproveitamento

Os olhares neste paraíso pernambucano não se dividem apenas entre a alta gastronomia, paradisíacas praias e belezas naturais: não deixem de ver o que fazem as !

Esses atrativos concorrem também com o rico artesanato local, que tem nome e até endereço.

Na Rua Beijupirá, região central do balneário pernambucano, um quiosque exibe diversas peças confeccionadas pelas mãos das mais de 80 mulheres que integram o projeto Armazém do Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco.

Projeto Armazém do Sebrae

O Projeto Armazém do Sebrae capacita artesãs de Porto de Galinhas e lhes proporciona sustento por meio do artesanato. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Ipojuca, da concessionária Rota do Atlântico e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.

O espaço permanece montado entre os meses de outubro e fevereiro, mas o Sebrae-PE já estuda antecipar o início da ação para setembro. Por meio dela, as artesãs recebem curso de capacitação com oficinas e orientações sobre preço de venda, embalagem, acabamento de produtos e atendimento ao público. Além da qualificação, o ofício garante o sustento de dezenas de famílias.

o que fazer em porto de galinhasMãos à obra, artesãs de Porto de Galinhas!

“É um projeto de inclusão que gera renda para essas mulheres, muitas das quais possuem baixa escolaridade e nunca tiveram oportunidades ou acesso ao conhecimento. Com este trabalho, elas são fortalecidas e contribuem para valorizar ainda mais a cultura da vila de Porto de Galinhas”, explica a gestora de turismo e artesanato, Kátia Georgina Alves.

A gestora conta ainda que o montante arrecadado nas feiras e exposições é distribuído igualitariamente entre todas as profissionais e que chega a render cerca de um salário mínimo mensal para cada uma delas. Mas ela reforça que o principal objetivo é apresentar o resultado de todo aprendizado proporcionado pelo projeto.

“Fazemos questão de falar sobre o belo trabalho desenvolvido pelas artesãs para os nossos visitantes, o que reforça a diversidade de atrações oferecidas pelo balneário”, comenta Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.

artesãs de Porto de Galinhas

Trabalhando com reaproveitamento, tudo que, à primeira vista pode ser descartável, torna-se matéria-prima para as artesãs. Folha de bananeira, palha do coqueiro, raspas do coco e até mesmo fio de arroz transformam-se em “biojoias” (colares e pulseiras), utilitários para cozinha, fuxico (técnica artesanal que aproveita retalhos e restos de tecidos) entre outros objetos e souvenirs.

“O público fica fascinado com tanta criatividade e inspiração retiradas da natureza. O enfoque na produção sustentável visa a preservar o bioma local e respeitar a vocação do município”, complementa Kátia Alves.

Informações úteis:

Quiosque Armazém Sebrae – Porto de Galinhas/PE

  • Endereço: Rua Beijupirá (próximo ao Centro de Informações Turísticas)
  • Telefone: (81) 3552-1205

Saiba mais sobre Porto de Galinhas aqui mesmo!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                   

Sobre Turista Profissional

Esta notícia foi publicada por um ou mais membros da equipe do blog Turista Profissional.