14 novembro 2018
Capa / Reino Unido / Grã-Bretanha / Comemore o aniversário de alguns nomes da literatura britânica

Comemore o aniversário de alguns nomes da literatura britânica

O sonho de explorar cenários e personagens de autores muito queridos vai se tornar uma realidade enriquecedora para os fãs de literatura britânica durante 2016, quando a Grã-Bretanha comemora o aniversário de alguns de seus autores mais importantes, adorados no mundo todo.

O aniversário de nascimento de Roald Dahl, Charlotte Brontë, Beatrix Potter e o 400º aniversário da morte de Shakespeare serão celebrados por todo o país com uma programação de eventos, exposições e apresentações.

Roald Dahl 100

Nascido em 13 de setembro de 1916, Roald Dahl conquistou a imaginação de crianças do mundo todo com suas histórias excêntricas.

O País de Gales vai celebrar a vida e a narrativa genial do autor galês com uma programação contínua relacionada a ele, incluindo eventos comunitários organizados pela Literature Wales, que vai levar os mistérios e os personagens de Roald Dahl a todos os lugares.

A obra de Roald Dahl também será celebrada por meio de uma exposição de ilustrações de Quentin Blake e no Dia Internacional do Livro. Um dos destaques da programação será o evento ‘City of the unexpected’ , em Cardiff, capital do País de Gales, em setembro, uma celebração do universo de Roald Dahl na cidade inteira. O evento incluirá teatro, espetáculos de grande escala, produções teatrais alternativas e comissões de arte de artistas galeses.

Os visitantes podem aproveitar para conhecer a Little Norwegian Church na Baía de Cardiff, igreja onde Roald Dahl foi batizado, e a Roald Dahl Plass, uma praça pública no coração da Baía de Cardiff. Saiba mais sobre o autor no Museu e Centro de Contos Roald Dahl em Buckinghamshire, sudeste da Inglaterra, onde ele morou por 36 anos. O filme The BFG, baseado no romance de mesmo nome do autor, também chega às telas de cinema.

literatura britânica

Beatrix Potter 150 

Nascida em Londres em 28 de julho de 1866, Helen Beatrix Potter ficou mais conhecida por seus livros infantis criativos, como “A História de Pedro Coelho”.

Potter buscou inspiração na beleza magnífica e na abundante fauna selvagem de Lake District em Cumbria, noroeste da Inglaterra, e os fãs dos clássicos contos da autora vão se encantar com a animada série de eventos planejados pelo National Trust, Cumbria Tourism e pela atração World of Beatrix Potter para celebrar o aniversário histórico.

Hill Top, perto de Sawrey em Cumbria, a casa de fazenda do século 18 de Beatrix Potter, é uma cápsula do tempo da vida dela e o World of Beatrix Potter exibe o jardim de Pedro Coelho, a clareira no mato da Pata Jemima e a casa subterrânea do Sr. Tod.

Durante o ano, a celebração da vida e da obra da autora se estenderá além de Lake District. Haverá uma exposição itinerante do trabalho artístico de Beatrix no país, começando na bela Mottisfont, Hampshire (sudeste da Inglaterra) e passando pela romântica Wordsworth House and Garden em Cumbria.

Os visitantes poderão retirar uma cópia do novo guia sobre Beatrix Potter, que conta a história dessa mulher notável, assim como o guia do Lake District de Beatrix Potter durante a passagem pela região.

literatura britânica

Brontë 200

Charlotte Brontë, nascida em 21 de abril de 1816, romancista e poeta inglesa cujos livros se tornaram clássicos da literatura inglesa, é, provavelmente, mais conhecida por seu romance Jane Eyre, famoso no mundo todo.

Os visitantes podem saber mais sobre Charlotte Brontë e suas irmãs em uma visita ao Museu Brontë Parsonage em Haworth, Yorkshire, norte da Inglaterra (a cerca de 90 minutos de carro da cidade de York), residência da família que atualmente sedia uma animada programação de arte contemporânea, exibindo importantes artistas e escritores que celebram o legado criativo das irmãs Brontë.

A Brontë Society e o museu vão celebrar o bicentenário das irmãs Brontë com uma programação de eventos, a começar pelo de Charlotte. Uma exposição especial, I Shall Go Off Like a Bombshell, que vai contrastar o diminuto universo de Charlotte com a grandeza de sua ambição e realização.

Uma exposição itinerante, Celebrating Charlotte, será exibida na Galeria Nacional de Retratos em Londres. Os visitantes também podem entregar-se às paisagens dos adorados personagens de Brontë com um passeio por Brontë Country, região de urze e pântano selvagem exposta ao vento que abrange o oeste de Yorkshire e os Montes Peninos do leste de Lancashire no norte da Inglaterra.

Admire as montanhas, os pântanos e vales que inspiraram as irmãs da literatura e visite aldeias e casas que faziam parte do cotidiano de Charlotte.

literatura britânica

Shakespeare 400

O legado atemporal de William Shakespeare será comemorado em seu condado natal de Warwickshire, no coração da Inglaterra, para marcar os 400 anos de seu falecimento.

A Inglaterra de Shakespeare vai sediar uma série de novas exposições em Stratford-upon-Avon como parte das celebrações e os visitantes ficarão surpresos com a quantidade de eventos para homenagear o Bardo com colaborações contemporâneas, inclusive uma nova experiência teatral imersiva na Royal Shakespeare Company (RSC); a reabertura da residência de sua família em Stratford-upon-Avon, New Place – e onde Shakespeare escreveu 26 de suas peças mais adoradas – transformada e projetada para o público do século 21; e a sala de aula de Shakespeare, aberta pela primeira vez na Escola King Edward VI.

O trabalho da tropa criativa que deu vida aos diálogos e ao legado de Shakespeare será explorado em uma nova exposição da RSC, destacando a obra dos criativos produtores de teatro que moldaram sua história de 130 anos, e as visitas ao seu imenso depósito de figurinos prometem muito mais que um retoque na maquiagem teatral para os fãs do Bardo.

literatura britânica

As obras também começaram para um importante projeto que cuidará da restauração da ala do Swan, tombado como Grau II. A ala de 1879 forma a entrada do atual Teatro Swan e foi construída como parte do Teatro Shakespeare Memorial original. As obras de reintegração do emblemático teatro estúdio da RSC, The Other Place, também estão em andamento. O espaço conta com um teatro flexível de 200 lugares, duas novas salas para ensaios e uma nova área para os figurinos.

Para completar a experiência suprema de como era a vida 400 anos atrás, visite um tesouro escondido, vizinha elisabetana de Shakespeare – a Harvard House – e conheça a Tudor Apprentice Trail para descobrir como você se sairia como açougueiro ou luveiro do século 16!

O mestre Shakespeare também voltará do passado para oferecer passeios por sua cidade natal, Stratford-upon-Avon. ‘William’ conduzirá os visitantes por belas ruas e edifícios antigos maravilhosos enquanto conta histórias sobre sua vida e obra. Do nascimento à morte, ele explicará aos visitantes a história da cidade. As excursões ocorrem todos os sábados às 14 horas, partindo de Tudor World na Sheep Street e abrangem seu local de nascimento, a casa das filhas, a antiga escola onde ele estudou, seu teatro e, por fim, seu túmulo na igreja Holy Trinity.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

Comparar