7 dezembro 2018
Capa / Brasil / O que fazer em São Paulo: passear pelo Jardins

O que fazer em São Paulo: passear pelo Jardins

O que fazer em São Paulo, uma das maiores cidades do mundo e a maior do Brasil, tão cheia de atrações? São inúmeros passeios, museus, parques, vida boêmia…

E alguns de seus bairros também são, eles próprios, uma atração turística!

Quando for à cidade, lembre-se de se perder pelos melhores bairros, andando à toa e admirando sua paisagem.

Vamos descobrir, neste post, o melhor bairro de São Paulo: o Jardins.

Em uma cidade grande como São Paulo, encontrar um bairro com fácil acesso para as melhores atrações e muito bem frequentado não é uma tarefa tão simples.

A maior metrópole do Brasil possui tantos bairros que é praticamente impossível ter uma resposta precisa de quais e quantos são. Mas é certo que qualquer pessoa, mesmo que não conheça tão bem a cidade, certamente saberá pelo menos mencionar alguns dos melhores, e um deles, sem dúvida, é o Jardins, um dos mais nobres da metrópole.

O que fazer em São Paulo: Jardins

O Jardins é referência em termos de sofisticação, variedade e localização. A região chama a atenção pela qualidade dos restaurantes, bares e cafeterias, além da presença das lojas de grandes grifes, museus, livrarias e teatros. O Jardins ainda tem a seu favor a proximidade com importantes vias da capital, como as avenidas Paulista, 9 de Julho e Brigadeiro Luiz Antônio, o que facilita os deslocamentos.

o que fazer em são paulo

“A região tem de tudo que uma pessoa precisa. Essa é uma questão essencial principalmente para quem é de fora e que quer ou precisa se locomover sem a necessidade de um carro”, afirma Thiago Ebert, gerente geral da rede Etoile Hotels, que possui uma unidade no coração do Jardins, na arborizada rua José Maria Lisboa.

Confira algumas das dicas de passeios que o Etoile Hotels sugere.

Para se hospedar – Etoile Jardins

O Etoile Jardins é a opção perfeita para quem deseja ficar bem hospedado no bairro. Além das suítes totalmente equipadas, amplas, com espaços que chegam a 182 m², o hotel tem estrutura para receber visitantes que buscam a cidade tanto para trabalho quanto para férias, feriados prolongados ou fins de semana.

O hotel dispõe de uma área de lazer completa, com piscina climatizada ao ar livre, fitness center, sala de pilates e sauna. É o único hotel do Brasil a possuir um spa Jacuzzi J480, com 48 jatos d’água e uma temperatura média de 37 graus, ideal para relaxar depois de curtir as atrações do bairro.

são paulo

Gastronomia

Jorge Restaurante

Restaurante do Etoile Hotels Jardins, oferece cardápio com pratos preparados, preferencialmente, com produtos orgânicos. Charmoso e agradável, com grandes janelões com vista para as árvores, o restaurante disponibiliza uma variedade de pratos quentes e saladas diversas, frescas e deliciosas, que atendem a todos os gostos.

Outro serviço oferecido pelo restaurante é o café da manhã à la carte, com diferentes opções, algo que confere ar ainda mais distinto ao local.

são paulo

Figueira Rubaiyat

O luxuoso restaurante virou também ponto turístico da cidade por causa da centenária figueira que enfeita o local. No cardápio, as carnes são sucesso.

Rodeio

Conhecido pela picanha fatiada, carro-chefe do estabelecimento, a churrascaria oferece, além de rodizio, pratos à la carte no qual o cliente escolhe também os acompanhamentos. O ambiente é refinado e calmo.

Mori Ohta Sushi

O badalado restaurante especializado em rodizio japonês tem espaço para 180 pessoas. Com som ambiente, lounge, serviço de bar para espera e balcões de sushi-bar, o restaurante também se destaca pela carta de drinques criada exclusivamente por Paulo Ravelli, formado em mixologia no Japão.

MYK

Comandado pela chef Mariana Camargo, expert em culinária e cultura gregas, o restaurante oferece um cardápio originário do país, com pratos mediterrâneos tradicionais e contemporâneos, como peixes, cordeiros, saladas, além de queijo e iogurte. O restaurante também chama atenção pela arquitetura clean que remete à Grécia, com paredes brancas, pedras e madeira clara.

Paris 6 Bistrô

Moderno, o bistrô francês é frequentado por artistas que dão nome aos pratos do cardápio. A fama faz dele um point tanto de paulistanos quanto de turistas.

Compras

Rua Oscar Freire e arredores

A região formada pelas ruas Oscar Freire, Augusta, Bela Cintra e Alameda Lorena é o paraíso das compras para quem gosta de luxo e requinte.

Recheado de lojas de grifes nacionais e internacionais, em meio a ruas arborizadas, quem anda pelo local tem uma infinidade de opções que vão de vestuário a obras de arte. Uma tentação atrás da outra para quem deseja adquirir produtos de qualidade.

Além do forte comércio, o quadrilátero tem uma cena gastronômica e noturna agitada.

Museus

MASP

O museu é um dos cartões-postais mais visitados de São Paulo e do Brasil. O prédio guarda o mais importante acervo artístico da América Latina, com cerca de 8 mil peças. O prédio em si já é um ícone, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi.

MIS

O Museu da Imagem e do Som tem no acervo mais de 200 mil itens como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, o MIS possui uma programação cultural diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para novos artistas.

MuBE

Dedicado a esculturas e arquitetura, o Museu Brasileiro da Escultura também é espaço para festas ao ar livre que acontecem em alguns finais de semana.

Fundação Cultural Ema Klabin

O museu abriga um acervo de 1.545 obras, entre pinturas, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas, reunidos pela empresária e colecionadora Ema Gordon Klabin, que morava no local. Além disso, promove atividades culturais e educativas como shows musicais, cursos, oficinas e exposições.

Teatros

Teatro Procópio Ferreira

Construído em 1948 e reformado e modernizado em 2005, o teatro é um dos principais pontos culturais de São Paulo, com programação intensa e de qualidade. Seu palco foi por muitos anos cenário do programa humorístico Sai de Baixo, da Rede Globo.

Teatro Augusta

Fundado em 1973 e totalmente reformado em 1999, é um ícone da vida teatral paulistana. Grandes atores e autores já passaram por suas duas salas.

Teatro Eva Herz

Pequeno e aconchegante, nasceu como um dos diversos espaços da ampla Livraria Cultura do Conjunto Nacional, outro lugar de visita obrigatória. A livraria é uma das mais icônicas de São Paulo, bem como o prédio onde está localizada, o Conjunto Nacional, pois foi o primeiro edifício construído na Avenida Paulista.

Arte

Galeria Romero Britto

O branco do grande espaço se mistura a cores alegres, características do artista Romero Britto. A arte de estilo pop e despojado, onde Picasso é a grande inspiração, fez do pernambucano radicado nos Estados Unidos um dos artistas mais prestigiados da atualidade.

Para quem é fã, na galeria são oferecidas serigrafias, esculturas monumentais e miniaturas, além de objetos de arte colecionáveis, posters, cadernos, louças, entre outros.

  • Endereço: Rua Oscar Freire, 562, Jardins.
  • Saiba mais: www.britto.com

Galeria Luisa Strina

Criada por Luisa Strina, é a mais antiga do país, em funcionamento desde 1974, e representando 43  artistas, como Robert Rauschenberg, Cildo Meireles e Olafur Eliasson.

Considerada a galerista mais influente e poderosa do país, Luisa recebeu essa fama depois de ter seu nome, em 2012, na lista dos 100 mais poderosos de arte, da revista britânica “ArtReview”. Em 2014, apareceu na revista americana “Vanity Fair” entre as 14 “prima galleristas” do planeta, retratada por Annie Leibovitz – uma das maiores fotógrafas de todos os tempos.

Bicicletas, a nova tendência da metrópole

Apesar da imensidão de pessoas e carros que tomam conta das ruas de São Paulo, a maior metrópole do Brasil dá vez aos ciclistas aos domingos.

O ponto principal é a Avenida Paulista, que, fechada para carros, é tomada por adultos e crianças. Lá acontecem empréstimos de bikes com duração de uma hora e é uma parada estratégia para quem deseja passear pela avenida e, de quebra, conhecer o MASP e o Mirante 9 de Julho, atrás do museu.

Mas a cidade está repleta de estações patrocinadas por bancos privados onde é possível utilizar bikes gratuitamente, em qualquer dia ou horário, mediante cadastro.

Parques

Trianon (Parque Tenente Siqueira Campos)

Fundado em 1892, é uma verdadeira reserva de Mata Atlântica no meio da selva de pedra. O parque Trianon está no coração de São Paulo, na Avenida Paulista, e abriga uma flora repleta de espécies exóticas, além de animais silvestres e aves variadas. Uma de suas entradas está em frente ao Masp. Ocupa dois quarteirões e tem área total de 48.600 m². Aparelhos de ginástica também são encontrados no local.

  • Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949.

Mário Covas

Este parque, também na Avenida Paulista, na esquina com a Alameda Ministro Rocha Azevedo, é bem mais recente e menor que o Trianon, mas igualmente agradável. Fundado em 2010, tem 5,4 mil m².

  • Endereço: Avenida Paulista, 1.853.

Crianças

Os pequenos também têm vez na metrópole. Veja alguns lugares que, com certeza, eles vão adorar em um agradável passeio pelo Jardins.

Avenida Paulista

Aos domingos, a Paulista é de todos. Fechada para carros, é lá que as famílias costumam se reunir para entreter seus filhos. Piquenique e passeios de bike são ideais.

Livraria Cultura

A escultura de um dragão é um chamariz para a criançada. Cercado por almofadas, o lugar foi pensado para os pequenos terem contato com os livros. O acervo deste espaço é destinado ao público infantil a partir de um ano, mas a livraria tem seções dedicadas a todos os estilos e faixas etárias. Atividades culturais também fazem parte da agenda infantil da livraria.

Sorveteria Ben & Jerry’s

A gigante americana, ícone dos melhores parques temáticos da Flórida, é reconhecida por oferecer somente sorvetes importados dos EUA. Entre os sabores, destaque para os de chocolate chip cookie dough (baunilha com biscoito de chocolate) e cherry garcia (com pedaços de cereja).

Lanchonete da Cidade

Para quem gosta de sanduíches, a lanchonete é uma boa pedida. Consagrada na cidade pelos hambúrgueres grelhados, o espaço também se destaca pelos cachorros-quentes que oferece e pelo estilo retrô da ambientação.

Cristallo

A tradicional rede de confeitaria, criada em 1953, conta com uma linha completa de mais de 200 itens, entre tortas, chocolates e petit-fours. Na rua Oscar Freire – um dos doze endereços da rede – é comum encontrar mesinhas dispostas na calçada, sempre cheias de clientes.

Pet Friendly

Para quem adora viajar, mas não curte a ideia de deixar os animais de estimação sozinhos em casa, o Etoile Jardins é pet friendly, aceitando animais de pequeno porte. O hotel disponibiliza também simpáticos bebedouros que ficam localizados na entrada, para saciar a sede do animalzinho na volta de um gostoso passeio pelo bairro.

Além do hotel, o Jardins é recheado de opções para os bichinhos, como pet shops, locais especializados em comidas pet e restaurantes que permitem a entrada deles.

jardins São Paulo

Padaria Pet

Engana-se quem acha que padaria é apenas para humano. Na Oscar Freire, é possível encontrar uma padaria destinada ao seleto grupo de animais domésticos, onde são servidos sucos, doces e até cervejas, todos feitos especialmente para os bichinhos.

Marakuthai

Para quem gosta de estar sempre acompanhado do pet, mesmo na hora da refeição, o restaurante Marakuthai permite a entrada de animais. A calçada, coberta por um deck de madeira, também tem mesas abertas aos pets.

Baladas

Número

O bar e balada Número é um dos points para quem gosta de curtir a noite regada a luxo. Conhecido por ser frequentado por celebridades tem bar com ambiente intimista e decoração requintada. As sextas, a música eletrônica comanda no subsolo do bar.

Chez Oscar

Para quem curte um restaurante com clima de balada, Chez Oscar tem luz baixa, música alta na medida e decoração moderna. Lá, as pessoas podem degustar os pratos oferecidos e até arriscar na pista de dança.

Então, ficou com vontade? Quando você se perguntar “o que fazer em São Paulo“, viu como tem MUITA coisa pra fazer?

Leia outros artigos publicados aqui sobre a Cidade de São Paulo. E veja também os artigos sobre São Paulo no Turista Profissional.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

Comparar