Capa / Brasil / Petrópolis terá a 1ª Edição da Festa Literária da Serra Imperial
Todos os guias

Petrópolis terá a 1ª Edição da Festa Literária da Serra Imperial

Petrópolis será palco da 1ª Edição da Festa Literária da Serra Imperial, evento idealizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento em parceria com o Museu Imperial inaugura nova etapa no calendário literário nacional.

O Museu Imperial, unidade do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura, vai receber a primeira Festa Literária da Serra Imperial – FLISI com a presença de autores reconhecidos nacionalmente, entre os dias 15 e 17 de abril. Idealizado por Cristina Oldemburg, presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com o Museu Imperial, a FLISI terá como tema “A Memória”. A curadoria das mesas é da escritora Guiomar de Grammont, coordenadora do Fórum das Letras de Ouro Preto e professora da Universidade Federal de Ouro Preto.

Petrópolis flisi

A curadoria reuniu um time de peso, autores como a imortal Nélida Piñon, e os escritores e pesquisadores Nei Lopes, Mary Del Priore, Isabel Lustosa, entre outros, que celebrarão o universo da literatura, história, memória e das artes, durante os três dias da festa.

Para Cristina Oldemburg, a realização da Festa Literária da Serra Imperial irá se configurar como instrumento vivo de mobilização cultural em prol do livro e da literatura nacional na Região Serrana do Estado do Rio. “A FLISI, além de incentivar o participante a conhecer novos escritores, estimulará o pensamento crítico, por meio de palestras, debates, exposições, encontro com artistas e lançamentos literários, valorizando a comunidade cultural da região e impulsionando a cultura e a economia criativa do entorno de Petrópolis. A primeira edição da FLISI com certeza entrará para o calendário nacional literário, não só pela qualidade dos convidados, mas pela importância da cidade no contexto histórico e cultural do país”.

Petópolis Nei Lopes

De acordo com Maurício Vicente Ferreira Jr., Diretor do Museu Imperial, a “Primeira Edição da Festa Literária da Serra Imperial é um convite à reflexão sobre as dimensões da História e da Memória a partir da relação do indivíduo com a literatura. Assim, o Museu Imperial amplia seu público, bem como a oferta de oportunidades para a fruição do acervo histórico e artístico sob sua responsabilidade.”

No primeiro dia, a programação tem início às 19h com a Cerimônia de Abertura, seguida da palestra “Literatura e Memória: O Livro das Horas”, com a escritora Nélida Piñon, fechando o primeiro dia do evento.

No segundo dia, quem abre a festa Mary Del Priore e Isabel Lustosa, às 10h, no Cine Teatro do Museu Imperial, com a mesa “Reinado e Império em um tempo de transformação e contradições”. Em seguida, às 14h, os autores Luiz Antônio Simas e Nei Lopes, comandam a mesa “Música, Memória e Literatura”, também no Cine Teatro. Ainda no dia 16, “Doze horas em diligência: guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora”, livro que conta a trajetória de Revert Henrique Klumb, Fotógrafo da Casa Imperial, que, em 1872, publicou o interessante guia que descreve a Estrada União e Indústria, que liga Petrópolis a Juiz de Fora. A mesa terá como convidados Pedro Vasquez e dom João de Orleans e Bragança. Às 18h30 terá início “Um Sarau Imperial”, através de uma dramatização interativa que representa a sociedade da corte no século XIX. O espetáculo é embalado por modinhas imperiais e convida o público a participar com canções, declamações de poesias. Para encerrar o segundo dia de evento, o espetáculo Som e Luz promete encantar o público.

Petrópolis diligências

 A programação do dia 17 será focada em diversas Vivências Literárias, sob a curadoria de Cristina Oldemburg. De manhã, o produtor Claudio Gomide conversa com o dramaturgo e diretor teatral, Caio de Andrade. Em seguida, haverá visita guiada à casa onde viveu e morreu o importante escritor Stefan Zweig. Às 14h, o poeta Marcio Negócio autografa o livro “Moenda”, no foyer do Museu Imperial, com participação de artistas petropolitanos. No mesmo horário, Henrique Rodrigues conversa com o público e autografa seu novo livro “O Próximo da Fila”, na sala multimídia da Inter TV.

Ainda dia 17, Luciana Bassous e Claudio Portes falam do livro “Petrópolis: Fotografia e Curiosidades”, às 16h no Foyer do Museu Imperial. No mesmo horário o Projeto

Coletivo Poesia vai reunir novos talentos da literatura, lançados pela FLUPP Pensa, no Varal de Poesia, na Galeria da Inter TV. Às 17h o artista plástico Luiz Aquila fecha o último dia recebendo convidados no atelier, para um bate-papo sobre o artista, a arte e o viver na cidade.

O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com o Museu Imperial e com personalidades da vida literária, transformou um sonho coletivo em realidade. O Instituto investiu recursos próprios, de sua receita anual, na realização da FLISI, obedecendo à lei que regula as organizações não governamentais e permite o reinvestimento de recursos apenas em projetos próprios. Uma forma consciente de devolver à sociedade civil os benefícios dela recebidos, transformando moeda em riqueza cultural.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                   

Sobre Turista Profissional

Esta notícia foi publicada por um ou mais membros da equipe do blog Turista Profissional.