Capa / México / Puerto Vallarta proporciona diversão tamanho família
Todos os guias

Puerto Vallarta proporciona diversão tamanho família

Com uma extensa orla formada por afloramentos rochosos e areias brancas, moldada por um mar de águas azuis e transparentes, Puerto Vallarta, no Pacífico Mexicano, representa o recanto ideal para quem quer viajar a dois ou com toda a família. Antiga vila de pescadores que se transformou em roteiro turístico cobiçado por norte-americanos e europeus, a região conta com hotelaria de luxo, gastronomia privilegiada, misturando os sabores locais e a cozinha internacional, além de muitas opções para prática de esportes aquáticos e de aventura.

Há sol e águas calmas durante quase todo o ano – nos meses de inverno, a temperatura média oscila entre 20ºC e 23ºC. Para as crianças, trata-se de um destino de aprendizado, graças à riqueza da fauna e da flora. Em virtude da localização privilegiada, Puerto Vallarta é propício para se avistar aves e conhecer de perto a vida marinha. Só na região concentram-se mais de 350 espécies, incluindo aves marinhas e terrestres. A observação é possível em praticamente todo ano, com tours guiados por especialistas. Para quem prefere desbravar as maravilhas do fundo do mar, há passeios para a prática de snorkel ou mergulho com cilindro.

Puerto Vallarta

O ecossistema é bastante enriquecido, abrigando várias espécies de peixes, tartarugas, golfinhos e baleia. As baleias jubarte, aliás, são um capítulo à parte. Elas chegam às águas do pacífico mexicano para dar a luz aos seus filhotes entre os meses de novembro a abril. Se der sorte, é possível conferir esse momento inesquecível para toda a família.

Riqueza da fauna

Outro momento imperdível é a soltura dos filhotes de tartarugas ao mar. Neste grande espetáculo natural, milhares de tartarugas marinhas depositam seus ovos nas praias locais. Como parte do programa, a cada noite, funcionários de diversos hotéis situados à beira da praia reúnem os ovos das tartarugas e os levam para incubação, garantindo uma melhor preservação das condições desses animais. Uma vez que os filhotes nascem e estão prontos para ser deixados em seu hábitat natural, os empreendimentos convidam os hóspedes a colaborar na soltura, para que as tartarugas encontrem o caminho das águas.

Não importa quanto tempo você quer ficar pelo destino, os hotéis estão preparados para receber os mais diversos perfis de turistas, com atividades especiais. Os empreendimentos destacam-se por quartos bem equipados, spas, clube de golfe, equipes de monitores para os pequenos, piscinas, bares e traslados para o aeroporto. São cenários sob medida para apreciar o grande espetáculo do por do sol, que pinta o céu de laranja de maneira surpreendente.

Praias e montanhas

E se a proposta é esquecer do tempo tendo como cenário as areias brancas, Puerto Vallarta revela uma série de praias, algumas mais agitadas, outras pouco desbravadas. As preferidas dos turistas são a Praia do Ouro, do Sol, das Palmas, dos Tules e dos Mortos, esta última recomendada para a prática de esportes, entre os quais, windsurf, jet-ski, passeio de paraquedas puxado por lanchas e mergulho. Uma boa gama de operadores turísticos promovem experiências que incluem snorkel, caiaque, pesca, vela, visualização das baleias, bungee jump e nado com golfinhos. Se os pequenos não quiserem nadar ou brincar com eles, podem ficar em uma plataforma submersa para acariciá-los e abraçá-los. Programas especiais também permitem passar um dia inteiro com os instrutores para conhecer melhor esses animais.

Para quem gosta de aventura, a imponência das montanhas forma um cenário ideal para a prática de arvorismo, entre a copa das árvores, em meio a uma exuberante natureza com vista para o mar. Também é possível pescar no Rio Cuale, cujas águas atravessam as montanhas até desembocarem no oceano. Um passeio de quadriciclo pode ser uma boa diversão para toda a família, além de garantir um bom aprendizado sobre a variada flora e fauna da selva tropical. O destino é a área rural, ao longo de caminhos serpenteados por rios. Os tours são liberados para crianças a partir de seis anos, acompanhadas de um adulto com licença válida para conduzir o veículo. Já o bungee jump, em um penhasco de frente para o mar, caracteriza-se por ser uma das poucas quedas livres nas águas de cor esmeralda do Pacífico.

PACOTES

Procure um agente de viagem e consulte as opções de roteiros com as seguintes operadoras:

AGAXTUR: (11) 3067-0900 / www.agaxtur.com.br
CVC: (11) 3003-9282 / www.cvc.com.br
FLOT VIAGENS: (11) 4504-4544 / www.flot.com.br
FLYTOUR: (11) 4004-0008 / www.flytour.com.br
MASTER VIAGENS: (11) 3192-7000 / www.viagensmaster.com.br
MMT GAPNET: (11) 3124-6444 / www.mmtgapnet.com.br
NEW AGE: (11) 3120-3366 / www.newage.tur.br

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                   

Sobre Turista Profissional

Esta notícia foi publicada por um ou mais membros da equipe do blog Turista Profissional.