17 dezembro 2018
Capa / Aruba / Saiba como é o carnaval de Aruba

Saiba como é o carnaval de Aruba

Aruba conquista folião com Carnaval que dura dois meses. Saiba como é celebrada a festa mais divertida do ano na ilha caribenha

Engana-se quem pensa que o Carnaval brasileiro é o mais intenso de todos. Em Aruba, a festa dura quase dois meses!!

Além do mar azul-turquesa, gastronomia premiada e diversas atrações para os viajantes, nesta época do ano a Ilha Feliz, como também é conhecida, tem quase 30 eventos que animam os finais de semana de janeiro e fevereiro.

Desfiles, concursos de talentos e festas se espalham por toda a ilha e fazem a alegria dos foliões.

Aruba

O Carnaval de Aruba

O ponto alto do Carnaval 2015 de Aruba serão os dois grandes desfiles que irão ocorrer nos dias 14 e 15 de fevereiro em San Nicolas e Oranjestad, duas localidades do país que ficam a 30 minutos de distância uma da outra.

Outra atração imperdível será o Aruba’s Grand Lighting Parade, que acontece no dia 7 de fevereiro também em Oranjestad. Trata-se de um grande desfile noturno no qual os foliões se vestem com roupas iluminadas.

Desfile Aruba

Já as famílias não podem perder o Desfile das Crianças que acontece em vários bairros da ilha. O mais tradicional é o de San Nicolas, que será no dia 8 de fevereiro.

Mas o Carnaval de Aruba não é nada sem a eleição da Rainha e do Mr. Carnaval. O concurso que irá escolher os representantes da folia arubana acontece no dia 6 de fevereiro.

Para o encerramento dos festejos carnavalescos, Aruba prepara a Queima do Momo, na qual um boneco de pano que simboliza o rei da loucura é queimado, deixando para trás os prazeres do corpo e dando o início ao período de Quaresma. Essa festa será em 16 de fevereiro.

Menu da folia

Além da decoração que enfeita lojas e ruas, o Carnaval também invade os cardápios dos restaurantes da Ilha Feliz, que servem o “menu bacchanal”, um termo que é derivado da palavra “bacchus”, o deus do vinho, que simboliza a folia. Não deixe de provar o Carnival Calamari, lulas fritas servidas em um molho de tomate delicioso.

O que fazer em Aruba

Assim como no Brasil, duas características imperam: as fantasias, que são verdadeiras obras de arte, e as ruas animadas por bandas de percussão e blocos de Carnaval.

Se você quer participar da folia em Aruba pode se unir a um desses grupos pagando uma tarifa que dá direito a fantasia e open bar. Entre os blocos mais populares estão o Los Baga Bai (mais antigo), o Majestic (que acumula vários prêmios) e o Touch of Brazil (TOB), que em português significa “Toque de Brasil”.

Samba caribenho

O gênero musical que dá som ao Carnaval de Aruba é a tumba, típica do Caribe. Mas também se escutam outros sons como o calipso e o road march. O calipso é caracterizado pelas letras com críticas bem humoradas à sociedade e que são cantadas em papiamento, um dos idiomas oficiais da ilha, juntamente com o holandês. Já o road march tem como foco a dança.

Carnaval em Aruba

Em 2015 é celebrado o 61° Carnaval de Aruba, que segue sendo uma das fortes tradições culturais da ilha. Foi logo após a formação de uma Comissão de Carnaval em 1954, sob a influência de imigrantes de Trindade, que começaram alguns dos costumes que persistem até hoje, como a eleição anual da Rainha do Carnaval, o palhaço como símbolo do acontecimento e as marchas de rua com músicas de percussão.

Confira os destaques do Carnaval 2015 de Aruba:

  • 31 de janeiro – Desfile das crianças em Noord
  • 1º de fevereiro – Desfile das crianças em Oranjestad
  • 6 de fevereiro – Eleição da Rainha e do Mr. Carnaval
  • 7 de fevereiro – Aruba’s Grand Lighting Parade em Oranjestad
  • 8 de fevereiro – Desfile das crianças em San Nicolas
  • 12 de fevereiro – Aruba’s Grand Lighting Parade em San Nicolas
  • 14 de fevereiro – Grand Carnival Parade de San Nicolas
  • 15 de fevereiro – Grand Carnival Parade de Aruba em Oranjestad
  • 16 de fevereiro – Queima do Momo

Confira vídeos do Carnaval em Aruba:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

Comparar

Um comentário

  1. Uma vez fui numa excursão pra Trindade, as festas de lá são iradas!

    O que mais gostei foi do pessoal, que tem uma vibe muito positiva