Capa / Trinidad e Tobago / Conheça Tobago, nas Pequenas Antilhas
Todos os guias

Conheça Tobago, nas Pequenas Antilhas

Tobago

Apesar de as ilhas serem uma extensão geológica da América do Sul, Trinidad e Tobago fazem parte da América Central.

Situado a apenas 11 km da costa nordeste da Venezuela, nas Pequenas Antilhas, o país está fora da rota dos furacões. Descoberto por Cristóvão Colombo em 1498, a nação foi dominada por espanhóis, franceses, holandeses e britânicos que colonizaram as ilhas até 1976 quando o país se tornou uma república.

A população de 1,3 milhão de habitantes tem uma das melhores qualidades de vida de todo o Caribe com índice de alfabetização de 99% e renda média mensal de US$ 20,3 mil – no Brasil essa renda é de US$ 12,1 mil. O idioma oficial é o inglês e Tobago, sozinha, reúne apenas 57 mil moradores.

Praia de Pigeons Point, uma das mais visitadas da ilha: turista brasileiro chega ao país em 7h20min, via SP
Praia de Pigeons Point, uma das mais visitadas da ilha: turista brasileiro chega ao país em 7h20min, via SP

Com 300 km quadrados, Tobago tem praticamente o mesmo tamanho de Ilhabela, em São Paulo. Assim como a ilha do litoral norte paulista, Tobago tem forte vocação para o turismo de contemplação, ecoturismo e turismo de aventura.

A ilha caribenha foi o primeiro território do Ocidente a transformar parte de seu território em parque nacional, em 1776. A floresta tropical que envolve 2/3 de Tobago é muito abundante e preservada. Essa proteção é percebida também em suas as águas com enorme variedade de espécies de fauna e flora.

Tobago foi o primeiro território do Ocidente a ter um Parque de Proteção Nacional, em 1776. A preservação abrange 2/3 da ilha e pode ser vista nas densas florestas e também em suas águas com mais de 300 espécies
Tobago foi o primeiro território do Ocidente a ter um Parque de Proteção Nacional, em 1776. A preservação abrange 2/3 da ilha e pode ser vista nas densas florestas e também em suas águas com mais de 300 espécies

Ainda desconhecida no cenário internacional de turismo, 96% do fluxo de visitantes vem de Trinidad, a maior das duas ilhas cuja economia vem principalmente da indústria de óleo e gás natural.

Os visitantes de Trinidad chegam a Tobago (distante 32 km), em voos curtos de apenas 20 minutos ou em balsas modernas que transportam passageiros e veículos. Entre os turistas internacionais lideram os ingleses, alemães e os nórdicos que buscam as praias paradisíacas, cachoeiras, trilhas e florestas preservadas de Tobago. A imprensa especializada refere-se à ilha como “o Caribe autêntico, despretensioso e rústico”.

O que fazer em Tobago

Ecoturismo e turismo de aventura são os pontos fortes da Ilha. Quem preferir apenas descansar nas centenas de praias paradisíacas com águas azuis, cristalinas e areia branquíssima terá dificuldade para eleger qual é a mais bonita. As mais visitadas são Bucco Reef, Englishman’s Bay, Pigeon Point, Bacolet e Castara.

Tobago é banhada pelo Mar do Caribe e pelo atlântico. Cada lado oferece atrações distintas para o mergulho.
Tobago é banhada pelo Mar do Caribe e pelo atlântico. Cada lado oferece atrações distintas para o mergulho.

A reserva florestal de Main Ridge, que é a mais antiga floresta protegida do ocidente, abriga uma incrível diversidade de flora e fauna. São mais de 220 espécies diferentes de pássaros e 133 tipos de borboletas, o que torna Tobago um destino excelente para a observação de aves. Há vários santuários de proteção animal, o mais conhecido deles é o Grafton Caledonia Wildlife Sanctuary.

Tobago é um paraíso para os mergulhadores devido a grande variedade de espécies, quantidade de animais e preservação ambiental. Quem mergulha por lá sente estar em um lugar nunca descoberto pelo homem. É na costa de Speyside que fica o maior “coral cérebro” do mundo.

Arraias, tubarões, moreias, golfinhos e mais de 300 espécies diferentes dividem as águas com as tartarugas marítimas de couro (leatherback sea turtle), marca registrada de Tobago. Essa espécie (Dermochelys coriacea) é a maior do mundo e diferentemente das outras tartarugas ela mede cerca de 2m de comprimento e 1,5m de largura, podendo pesar até 700 kg. Além do tamanho, ela se diferencia pelo casco de tecido macio. Em risco de extinção, as tartarugas marítimas de couro elegeram Tobago como um dos únicos refúgios seguros para sua reprodução. Todo ano, de março a junho, as praias do norte de Tobago como Arnos Vale e Great Courland Bay.recebem as enormes tartarugas.

Outra atividade aquática muito praticada na ilha é o kitesurf. Os ventos que sopram de leste favorecem a prática do esporte bem como uma grande barreira natural de recifes que transformam a costa em uma área calma e segura para os praticantes. A melhor época de ventos é entre novembro e junho. Ciclismo, caiaque e trekking também são outras opções para desvendar a ilha.

Se o viajante preferir um esporte completamente diferente a sugestão é a corrida de cabras. A atração que completa 80 anos em 2015 foi criada no vilarejo de Buccoo como uma adaptação local às tradicionais corridas de cavalos. A disputa é tão séria que existe até um dia oficial para o “grande prêmio anual” na terça após a Páscoa.  A rotina das cabras inclui treinamento na pista, hidroginástica e alimentação balanceada. O “jockey” ao invés de montar, corre junto com o animal.

A corrida de cabras, uma das atrações mais inusitadas de Tobago, completa 40 anos e acontece sempre na semana da Páscoa.
A corrida de cabras, uma das atrações mais inusitadas de Tobago, completa 40 anos e acontece sempre na semana da Páscoa.

Além das opções ecoturísticas Tobago tem monumentos históricos como o Forte King George, localizado na capital Scarborough. Construído em 1780 pelos britânicos, a preservada fortificação tem vista privilegiada da ilha e um museu sobre a história de Tobago.

Forte King George, localizado na capital Scarborough, foi      construído em 1780 pelos britânicos e abriga um museu
Forte King George, localizado na capital Scarborough, foi construído em 1780 pelos britânicos e abriga um museu

Música é outro grande atrativo do local, principalmente pelo instrumento inventado no país: o Steelpan, espécie de panela de aço que é tocada com uma baqueta. Há disputas nacionais com músicos solo ou com orquestras que chegam a ter 60 instrumentistas. Entre os estilos musicais destacam-se o calipso, soca, chutney e limbo. O cenário internacional de música volta suas atenções durante o já tradicional Tobago Jazz Experience, realizado desde 2005. Artistas como Stevie Wonder, Diana Ross, George Benson, Elthon John, Whitney Houston, Natalie Cole, Erykah Badu, John Legend, Shakira, Rod Stewart e Janelle Monáe são apenas alguns exemplos de quem já tocou no palco do festival ao lado de artistas locais. Para este ano a data já está definida: será entre os dias 18 e 26 de abril.

Onde ficar em Tobago

A rede hoteleira de Tobago oferece excelentes opções como o novo Magdalena Grand Beach & Golf Resort, com seus 178 quartos (todos com vista para o mar), campo de golfe com 18 buracos e um centro de mergulho PADI categoria 5 estrelas dentro do complexo. O Coco Reef, eleito pela 11ª vez como “o melhor hotel do Caribe” pelo World Travel Awards, oferece 135 quartos, villas e suítes em uma grande propriedade com praia particular.

Piscina do Magdalena Grand: 178 quartos com vista para o mar
Piscina do Magdalena Grand: 178 quartos com vista para o mar

Quem preferir algo mais exclusivo pode escolher, por exemplo, o The Villas at Stonhaven, condomínio de casas de luxo com vista para o mar, restaurante, piscina e serviço de hotelaria. Para os mergulhadores uma ótima opção é o Blue Waters, um hotel pé na areia localizado em Speyside que oferece quartos, bangalôs e apartamentos completos, com cozinha. Hotéis como Bacolet, Le Grand Courland e Chic também farão parte de um primeiro esforço cooperado para desenvolver preços e pacotes especiais para o mercado brasileiros.

Coco Reef Hotel: eleito pela 11ª vez como o “Melhor Hotel do Caribe”, segundo o World Travel Awards
Coco Reef Hotel: eleito pela 11ª vez como o “Melhor Hotel do Caribe”, segundo o World Travel Awards

A Divisão de Turismo e Transporte de Tobago, em parceria com a Assembleia Legislativa, pretende desenvolver programas de estágio para estudantes brasileiros de turismo a fim de facilitar as diferenças de cultura e idioma entre os dois países.

Como chegar em Tobago

Simples! A Gol Linhas Aéreas tem um voo semanal direto pra lá! Sai do aeroporto de Guarulhos em São Paulo e faz uma breve escala em Barbados!

Veja mais aqui!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                   

Sobre Turista Profissional

Esta notícia foi publicada por um ou mais membros da equipe do blog Turista Profissional.