Capa / Nova Zelândia / Lago Azul, na Nova Zelândia, é considerado o mais cristalino do mundo
Todos os guias

Lago Azul, na Nova Zelândia, é considerado o mais cristalino do mundo

Conheça este e mais cinco lagos do país da Oceania

1. Blue Lake (Lago Azul)

Localizado no Nelson Lakes National Park, parque nacional no topo da ilha sul da Nova Zelândia, o Blue Lake, ou Lago Azul, também conhecido como Rotomairewhenua, tem o título de o mais cristalino do mundo. Um estudo realizado em 2011 pelo Instituto Nacional da Nova Zelândia de Água e Pesquisa Atmosférica reconheceu o lago de água doce como o mais claro conhecido pelo homem – a visibilidade é de 80 metros.

O Parque Nacional da Nova Zelândia é frequentado para a prática de pesca e caminhadas. A distância entre o lago e a entrada do parque é de dois dias de caminhada, mas também há a opção de voos panorâmicos para se conhecer suas águas de cor azul-violeta.

Nova Zelândia

A fonte de águas cristalinas, localizada a uma altitude de 1.200m acima do mar, mantém sua temperatura geralmente gelada – em torno de 5 a 8ºC. Para a civilização Maori, este fato seria presságio de águas sagradas, e que, portanto, os homens não têm permissão para nadar ali.

Atividades:

  • Travers-Sabine Circuit: O lago pode ser visitado por turistas que se aventurarem pela Travers-Sabine Circuit Track, uma trilha de 80 quilômetros que atravessa o Parque Nacional Nelson Lakes. Cabanas confortáveis são mantidas pelo departamento de Conservação da Nova Zelândia e abrigam os visitantes durante a caminhada.

Onde ir Nova Zelândia

2. Lagos Kai Iwi

Estes lagos são localizado no norte de Dargaville e tiveram origem durante o período Pleistoceno, há 1,8 milhões de anos. A bacia é composta por três lagos – Kai Iwi, Taharoa e Waikere, formados pelo acúmulo de água da chuva e depressões de areia.

Os três têm como característica areia branca e áreas rasas, ideal para a prática de natação, caiaque e pesca. Para aqueles que pretendem explorar a pé, há diversas opções por terra, como trilhas a pé e oportunidades de moutain bike pelas árvores, por exemplo.

Os três lagos estão localizados a apenas 30 minutos de Dargaville – cidade localizada ao norte de Auckland.

Atividades:

  • Andar de bicicleta no entorno do lago ou fazer uma caminhada nos campos em direção ao oceano são boas opções;
  • Os lagos são um paraíso para os pescadores, pois são repletos de trutas, koura, caranguejos, mexilhões de água doce, peixes nativos e exóticos.

3. Lago Taupo

O maior lago do país, é do tamanho da Cingapura, e seu surgimento se deu através da erupção de um vulcão há dois mil anos atrás. O extenso tamanho do lago faz com que ele seja ideal para a prática de vela e caiaque. Além disso, é possível visitar esculturas Maori nas rochas em passeios de barco pelo lago, em Mina Bay.

Em algumas praias, o visitante pode nadar nas correntes de água quente do lago. Para quem prefere se aventurar por terra, existem opções de trilhas para se fazer de bicicleta.

Atividades:

  • Passeio de barco ou caiaque pelas praias isoladas ao redor do lago, para visitar as esculturas Maori em Mina Bay;
  • Pescar acompanhado de um guia local;
  • Explore as áreas geotérmicas ativas de piscinas de lama, crateras ou fontes termais;
  • Pegue um barco a jato ate Huka Falls
  • Faça um passeio de mountain bike pela mata virgem das margens do lago;
  • Pratique esportes aquáticos, tais como windsurf, jet ski e wakeboard.

O que fazer Nova Zelândia

4. Lago Waikaremoana

O lago Waikaremoana é um dos maiores e mais profundos lagos da Ilha Norte, com uma extensão de 54km e 256 metros de profundidade, rodeado por uma floresta nativa do Parque Nacional de Te Urewera.

O lago foi formado há cerca de 2200 anos por um enorme deslizamento de terra que bloqueou o rio Waikaretaheke. O visitante levaria 3 dias se quisesse conhecer toda a margem do lago, fechada por uma floresta nativa, conhecida como “floresta dos duendes”. O lago também pode ser explorado de caiaque ou canoa.

Atividades:

  • Explorar a floresta que circunda o lago;
  • Passar um dia pescando trutas;
  • Explorar o lago de caiaque ou canoa.

5. Lago Tekapo

O Lago Tekapo está localizado a três horas de carro a sudoeste de Christchurch, na Bacia de Mackenzie. Às margens do lago, é possível avistar a igreja Bom Pastor, construída em 1935 pelas as famílias pioneiras da região de Mackenzie, e é hoje um local popular à visitação de turistas.

Sua cor é azul turquesa, graças a formação rochosa. Ao redor do lago está o Tekapo Springs, com três piscinas naturais aquecidas, e é rodeado por uma região alpina, o que valoriza ainda sua beleza natural.

Atividades:

  • Mergulhe na nascente do lago, com águas naturalmente aquecidas entre 36 e 40 graus Celsius;
  • Observe o céu a noite, considerado um dos mais belos do mundo.

6. Lago Wakatipu

O lago Wakatipu tem a forma de um raio, e é o terceiro maior da Nova Zelândia. Limitado por montanhas em todos os lados, o lago beira a cidade de Queenstown e as aldeias de Kingston, Glenorchy e Kinloch.

Devido ao seu formato incomum, a maré sobe e desce cerca de 10 centímetros a cada 25 minutos. Para a civilização Maori, este fenômeno representa a batida do coração de um enorme monstro, chamado Matau, que estaria adormecido no fundo do lago.

Recentemente, o lago mudou seu tom de um azul profundo para turquesa e ficou mais parecido com os deslumbrantes Lake Tekapo e Pukai, próximos ao imponente Mount Cook. A incrível mudança foi percebida após um deslizamento de terra próximo dali, em Dart Valley. Pedras glaciais e limos finos escorreram para o lago e ficaram suspensos na água, criando esse azul mágico, resultado do reflexo da luz do sol.

Lago Azul

A mudança de cor é tão distinta que os visitantes conseguem perceber a parte do lago onde as cores nova e antiga se encontram. Uma empresa de paraquedismo de Queenstown, a NZONE, tirou uma foto de uma visão aérea de 15.000 pés que mostra perfeitamente a tão espetacular mudança de cor do lago começando a aparecer. Não se sabe quanto tempo essa mudança extraordinária vai durar, mas o principal cientista do GNS (Centro Neozelandês de Pesquisas de Terra, Geociência e Consultoria de Isótopos), Simon Cox, acredita que a coloração não será permanente.

Diferente do ocorrido nos lagos Tekapo e Pukaki, os limos glaciais que escorreram para o Lake Wakatipu são tão finos e leves que irão afundar com o tempo. “O lago é muito extenso, com muita área para espalhar esse material… Eu acredito que o limo não seja suficiente para se manter sobre a água durante muito tempo”, disse Simon Cox. “Isso pode durar um tempo, mas eu ficaria surpreso se ficasse para sempre, então sugiro que aproveitem enquanto está acontecendo.”

Atividades:

  • Faça um cruzeiro de navio e vislumbre a paisagem alpina do lago;
  • Da cidade de Queenstownm faça um passeio de bicicleta ou a pé pelas margens do lago;
  • Visite Glenorchy, localizado às margens do Lago Wakatipu, a 45 minutos de Queenstown. O local serviu de cenário para a gravação do Senhor dos Anéis.

Mais informações:

TOURISM NEW ZEALAND – http://www.newzealand.com/br/

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                   

Sobre Turista Profissional

Esta notícia foi publicada por um ou mais membros da equipe do blog Turista Profissional.